O DEBATE ENTRE A CULTURA POPULAR E A CULTURA ERUDITA NO CARNAVAL CARIOCA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2014.16256Parole chiave:
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA, ESCOLA DE SAMBAAbstract
<doi>10.12957/tecap.2014.16256
No projeto pensado pelas elites republicanas, as classes populares estavam alijadas de qualquer participação política mais efetiva, sendo suas manifestações culturais também vistas como objetos que representavam o atraso do Brasil em relação aos países “civilizados”. Uma dessas manifestações “indesejáveis” era o samba que, assim como as escolas de samba, tem origem nos espaços segregados do Rio de Janeiro. As escolas de samba, que surgem no final da década de 1920, refletem uma nova forma de as classes populares brincarem o carnaval. Posteriormente, com seu reconhecimento como manifestação de cultura popular, as escolas de samba sofreram, no início de sua existência, tentativas de controle ao ser impedidas, por exemplo, de manifestar temas políticos ou reivindicatórios. Com o surgimento do carnavalesco, passa a haver nas agremiações um novo padrão estético, que se torna alvo de críticas por supostamente atender ao gosto estético das elites, fazendo com que as escolas de samba percam seu caráter popular.
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