CORDEL HÍBRIDO, CONTEMPORÂNEO E COSMOPOLITA
Parole chiave:
CORDEL, NORDESTE, HIBRIDIZAÇÃOAbstract
O artigo discute o significado do fazer cordel hoje na região do Cariri cearense. A partir de dois grupos de cordelistas, aparentemente distintos, observa-se o contraste de suas representações sobre o ‘Nordeste’: a Academia de Cordelistas de Crato e a Sociedade de Cordelistas Mauditos. Embora a produção do cordel se dê no interior dos grupos distintos, os poetas têm um universo poético compartilhado, o que lhes assegura uma interlocução e comunicação. Os ‘acadêmicos’ assumem um papel ‘tradicionalista’, constituem-se em defensores de um cordel autêntico, o que gera uma determinada concepção de Nordeste. Os ‘mauditos’ contrastam com os ‘acadêmicos’ produzindo uma crítica não propriamente ao ‘estilo’ cordel, mas a determinadas temáticas e representações sobre o Nordeste, jogando luz sobre outras possibilidades de criação de uma imagem da região, apoiada na contemporaneidade e na universalização dos valores que ali se fazem presentes hojeDownloads
Pubblicato
2007-10-01
Come citare
Gonçalves, M. A. (2007). CORDEL HÍBRIDO, CONTEMPORÂNEO E COSMOPOLITA. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 4(1). Recuperato da https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12604
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).