A CULTURA POPULAR VAI AO MUSEU: A TROPICÁLIA DE HÉLIO OITICICA
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https://doi.org/10.12957/tecap.2010.12147Parole chiave:
BRASILIDADE, HÉLIO OITICICA, CULTURA POPULAR, CULTURAS HÍBRIDAS, TROPICÁLIA.Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2010.12147
A partir da leitura das manifestações culturais contemporâneas enquanto culturas híbridas, o artigo pretende compreender como se estrutura a formação de um sentido de brasilidade igualmente híbrido e toma como seu exemplo estético-visual a instalação de 1967 do artista Hélio Oiticica, Tropicália. Interpretando a cultura popular como resultante do movimento duplo de conter e resistir, e considerando as mudanças sofridas pelos aspectos mais tradicionais da cultura, bem como as transformações operadas por eles frente às modificações do meio técnico-científico do mundo globalizante, não se procurou fazer distinções acerca da legitimidade da referida obra enquanto pertencente ou não à cultura popular. A instalação é aqui considerada parte integrante da cultura popular brasileira, capaz de revelar as mediações entre poderes simbólicos, políticos e culturais nela existentes, bem como ilustrar uma brasilidade híbrida em construção.
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