CARNAVAL NOS ANOS DE 1940: AS MUITAS FANTASIAS DE UM RIO FOLIÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2012.10274Parole chiave:
FESTAS POPULARES, CARNAVAL, DECORAÇÃO URBANA, ESCOLAS DE SAMBA, RIO DE JANEIRO, BRASIL.Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2012.10274
Este artigo traça breve trajetória das manifestações carnavalescas da cidade do Rio de Janeiro na década de 1940, observando como essas manifestações responderam a eventos históricos como a Segunda Guerra Mundial e o período de governo denominado Estado Novo (1937-1945). A consolidação do carnaval como festa-símbolo desta cidade é marcada não só pela autoafirmação de sua mais nova e indomável manifestação foliã, o desfile das escolas de samba, mas pela iniciativa do poder público em organizar, de forma sistemática, a ornamentação das principais ruas da cidade. A estratégia seguiria o modelo já consagrado das decorações de bailes, dando à festa nova dimensão, em que a cidade passa por gigantesca metamoforse cenográfica, cuja trajetória muito colaboraria para a espetacularização do carnaval carioca.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).