O CARNAVAL DE VENEZA AINDA EXISTE?
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2016.30933Palabras clave:
VENEZA, CARNAVAL, RITUAL, ARTE, CRIATIVIDADE, METAMORFOSE, TURISMO, CIDADE, PARISResumen
Atualmente temos a tendência de estimar que o carnaval de Veneza “ressurgiu” em 1980, após ter passado por um longo purgatório nos séculos XIX e XX. A ideia defendida neste artigo é que se o carnaval pode ressurgir em finais dos anos 1980, com uma espontaneidade que os imperativo da economia de consumo turística nos fizeram esquecer a partir de então, é porque uma série de metamorfoses asseguram à festa uma continuidade de existência, seja ela virtual ou real, ao longo do século XX através de momentos de criatividade artística preservados no espaço dos palácios principescos como uma espécie de memória do passado veneziano – em particular da época de Vivaldi, Pietro Longhi, Goldoni e Casanova – e de momentos de celebração de imagens efêmeras que remeteriam aos faustos barrocos do século XVII, mesmo privados da força motriz de um soberano ou de uma “soberanidade” coletiva.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).