DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2016.30902Palabras clave:
ANGOLA, BRASIL, SAMBA, SEMBA, IDENTIDADEResumen
Projeto Kalunga é o nome pelo qual ficou conhecida uma missão de 63 músicos, artistas, produtores, cineastas e jornalistas brasileiros que viajaram para Angola, em 1980, quando o país estava em guerra civil. O convite foi feito pelo governo angolano, e a caravana percorreu Luanda, Benguela e Lobito, cidades em que os músicos realizaram shows, contabilizando uma viagem de 12 dias, marcada por forte conotação política. O diário do Projeto Kalunga foi escrito por uma das integrantes da missão, a jornalista Dulce Tupy, e publicado na revista Módulo, logo após a volta do grupo de Angola. O objetivo deste texto é analisar as relações entre a narrativa da viagem publicada pela jornalista na revista e uma entrevista sobre o Projeto Kalunga realizada com Dulce Tupy mais de 30 anos após a missão africana. Dessa maneira, a expectativa é também refletir sobre a música popular e as construções de identidades realizadas entre Brasil e Angola no período pós-colonial.Descargas
Publicado
2016-05-01
Cómo citar
Castro, M. B. de. (2016). DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLA. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 13(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2016.30902
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Dossiê
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