“DIVINOS MARANHENSES” NO RIO DE JANEIRO: RELAÇÕES ENTRE PRÁTICAS DE SOCIABILIDADE E PRÁTICAS RITUAIS: A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DO TERREIRO CAZUÁ DE MIRONGA EM SEROPÉDICA - RJ

Autores/as

  • Wilmara Figueiredo UFF

Palabras clave:

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, TAMBOR-DE-MINA, PRÁTICAS DE SOCIABILIDADE, TRANSCULTURALIDADE, IDENTIDADE ÉTNICA

Resumen

O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão a res­peito da festa como espaço de sociabilidade a partir de uma breve inserção sobre as festas do Divino Espírito Santo de maranhenses no Rio de Janeiro. Tomando como exemplo a co­memoração do Terreiro Cazuá de Mironga em Seropédica, re­gião da baixada fluminense, faz uma abordagem descritiva de como as práticas de sociabilidade inter-relacionam-se com as práticas rituais do tambor-de-mina, perpassando pela idéia de que essa interdependência ajuda a construção de uma iden­tidade regional e étnica dentro de um novo contexto social, econômico e cultural distinto do originário

Publicado

2006-10-01

Cómo citar

Figueiredo, W. (2006). “DIVINOS MARANHENSES” NO RIO DE JANEIRO: RELAÇÕES ENTRE PRÁTICAS DE SOCIABILIDADE E PRÁTICAS RITUAIS: A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DO TERREIRO CAZUÁ DE MIRONGA EM SEROPÉDICA - RJ. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 3(1). Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12627

Número

Sección

Artigos