O ARTISTA COLONIAL BRASILEIRO COMO ARTISTA POPULAR
Palabras clave:
HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE, ARTE POPULAR, ARTISTA POPULAR, ARTESANATOResumen
Este pequeno ensaio procura a designação “arte popular” e “artista popular” em relação ao trabalho artístico produzido no Brasil colonial. O viés empregado como metodologia é a história social da arte. Contrário às afirmações dos críticos formalistas, que alegam para a arte e o artista uma autonomia ou independência, vincula o fenômeno da arte ao seu contexto histórico concreto, às circunstâncias materiais do trabalho em uma sociedade de classes.Descargas
Publicado
2006-11-01
Cómo citar
Cipiniuk, A. (2006). O ARTISTA COLONIAL BRASILEIRO COMO ARTISTA POPULAR. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 3(1). Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12618
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).