OS SABERES EM TRADUÇÕES: A FABRICAÇÃO DAS PANELAS DE BARRO DE GOIABEIRAS
Palabras clave:
PATRIMÔNIO IMATERIAL, CULTURA MATERIAL, IDENTIDADE SOCIAL, TRADIÇÃOResumen
Estamos tratando de objetos materiais de cultura que chamamosde tradicionais; pois originalmente eram feitos paraconsumo local de um grupo restrito de pessoas, mas que,no correr do tempo, foram dinamicamente sendo transformadosem símbolo regional reconhecido, porque consumidoem várias partes do território nacional. No estudo dessesobjetos é fundamental que se pense em quem faz, o queimplica pensar em como ou para quem se faz ou mesmopara quê, onde, quando e por que se faz e, principalmente,como essas questões se modificam ao longo do tempo. Questõesque são tratadas aqui do ponto de vista das mudançasvividas no processo de construção de uma identidade específica– a de paneleirasDescargas
Publicado
2007-10-01
Cómo citar
Dias, C. da C. (2007). OS SABERES EM TRADUÇÕES: A FABRICAÇÃO DAS PANELAS DE BARRO DE GOIABEIRAS. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 4(1). Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12606
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).