FESTEJOS DO CATOLICISMO TRADICIONAL NO INTERIOR DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2010.12051Palabras clave:
FESTEJOS RELIGIOSOS, FOLIA, DANÇAS CIRCULARES.Resumen
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2010.12051
Discutem-se alguns festejos católicos tradicionais em comunidades rurais do Brasil, com base em material coletado através de entrevistas semiestruturadas e impressões de campo no Amapá e em Goiás. Focalizam-se principalmente as festas do Divino Espírito Santo e dos santos padroeiros dessas comunidades, abordando os seus desdobramentos e a sua importância cultural e simbólica para aqueles que as praticam. Destacam-se danças como a catira, praticada em Goiás, e o marabaixo, cultivado por comunidades quilombolas do Amapá. Foi possível apreender que, apesar da modernidade, esses festejos perduram como importante manifestação sociocultural desses grupos.
Descargas
Publicado
2010-05-01
Cómo citar
Oliveira, M. L. R. de, & Romarco, E. K. S. (2010). FESTEJOS DO CATOLICISMO TRADICIONAL NO INTERIOR DO BRASIL. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 7(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2010.12051
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).