O CIRCO CHEGOU!: MEMÓRIA SOCIAL E CIRCULARIDADE CULTURAL

Autores/as

  • Gilmar Rocha UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/tecap.2012.10261

Palabras clave:

CIRCO, CULTURA POPULAR, MEMÓRIA INFANTIL, CIRCULARIDADE CULTURAL, ARTE MODERNA, PALHAÇO.

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2012.10261

Antigamente, o anúncio da chegada do circo nas pequenas cidades do interior era feito pelos palhaços que, acompanhados por um séquito de crianças, saíam às ruas cantando chulas. Circo, obra do artista plástico Cândido Portinari (1903-1962), retrata essa chegada. E é esse momento ritual que nos chama a uma reflexão cultural sobre o significado da magia do circo, pela perspectiva infantil, a partir do processo de circularidade cultural entre o erudito e o popular no contexto histórico do modernismo brasileiro. No meio, encontra-se o palhaço, operador simbólico de todo esse processo cultural.

Publicado

2012-11-01

Cómo citar

Rocha, G. (2012). O CIRCO CHEGOU!: MEMÓRIA SOCIAL E CIRCULARIDADE CULTURAL. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 9(2). https://doi.org/10.12957/tecap.2012.10261

Número

Sección

Artigos