LUTANDO PELA INCLUSÃO: SOCIABILIDADE E CIDADANIA ATRAVÉS DO CARNAVAL (DE 1890 AOS TEMPOS DE VARGAS)
Keywords:
MANIFESTAÇÕES POPULARES, CARNAVAL, IDENTIDADE, CIDADANIA, SOLIDARIEDADEAbstract
As manifestações populares na festa carnavalesca dos anos 1890 aos temposde Vargas constituem-se em objeto de minha reflexão. Busco mostrarcomo, limitados em termos de ocupação espacial e excluídos de participaçãopolítica, expressaram os populares seus anseios e necessidades, utilizando-se de formas alternativas de organização vinculadas ao terreno dacultura, elemento de coesão e de construção de sua identidade, por meio daqual edificam uma cidadania alternativa. As escolas de samba, surgidasem fins dos anos 20, assinalam o transbordamento dessa cultura. Os aspectoscomunitários e os vínculos de solidariedade entre a população moradorados morros e de algumas áreas suburbanas marcam suas origens. Aascensão das escolas decorre da convergência de duas ordens de forças. De um lado, o projeto dos grupos que ascendem ao poder com a Revoluçãode 1930, para os quais articular a comunicação entre elite e massa significavaproporcionar a imagem de uma sociedade harmônica. Por outro lado,havia a própria intenção dos populares de alcançar o reconhecimento desuas manifestações. Apresentam-se fortalecidos pela resistência maciçadurante a República Velha, num processo de luta contínua, com marchas econtra-marchas. Garantiram, assim, a persistência de suas formas de expressãocultural, bem como sua difusão e entrelaçamento com a culturados demais segmentos, dando a nota predominante ao carnaval como umtodo. Portanto, os populares, por meio do carnaval, valendo-se de metáforas,tendo o riso como arma, desempenharam um papel ativo na criação desua própria história e na definição de sua identidade culturalDownloads
Published
2007-10-01
How to Cite
Soihet, R. (2007). LUTANDO PELA INCLUSÃO: SOCIABILIDADE E CIDADANIA ATRAVÉS DO CARNAVAL (DE 1890 AOS TEMPOS DE VARGAS). Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 4(1). Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12609
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).