O ESTADO NOVO DA PORTELA: CIRCULARIDADE CULTURAL NA ERA VARGAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2009.12161Keywords:
ESCOLAS DE SAMBA, NACIONALISMO, ESTADO NOVO.Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2009.12161
As escolas de samba, criadas no final dos anos 1920, alcançaram o posto máximo do carnaval brasileiro. As agremiações e especialmente a Portela, durante o Estado Novo deram destaque à visão ufanista de Brasil, afinando seu discurso com o do Governo. A escolha dos enredos, a representação em fantasias e a composição dos sambas demonstram a apropriação da Portela dos discursos nacionalistas. O contato dos sambistas com as cartilhas escolares, produzidas pelo Ministério da Educação e pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), permitia uma circularidade cultural, onde as “verdades históricas” e o caráter de exaltação se transformavam em samba.
Downloads
Published
2009-06-01
How to Cite
Faria, G. J. M. (2009). O ESTADO NOVO DA PORTELA: CIRCULARIDADE CULTURAL NA ERA VARGAS. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 6(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2009.12161
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).