DO CAMPINHO AO GRANDE ESTÁDIO: LUGARES E EXPRESSÕES NA CULTURA DO FUTEBOL
Palavras-chave:
FUTEBOL, URBANIZAÇÃO, ESTÁDIOS, SOCIABILIDADES, LUGARResumo
Introduzido no Brasil pelos estreitos circuitos de sociabilidadedas elites, o futebol se disseminou pelo território e se popularizourapidamente. Mesmo nos mais remotos vilarejos encontramosum campinho de futebol, o equipamento de uso coletivomais difundido no país. Também nos grandes estádios, quevibram solidariamente aos domingos, a sociedade brasileiraexpressa sua paixão. O objetivo deste trabalho é identificaralgumas dessas manifestações da cultura do futebol, formasde jogar e torcer, e refletir sobre suas mudanças recentes, nocontexto da avançada urbanização capitalista e da nova economiado futebolDownloads
Publicado
2007-10-01
Como Citar
Mascarenhas, G. (2007). DO CAMPINHO AO GRANDE ESTÁDIO: LUGARES E EXPRESSÕES NA CULTURA DO FUTEBOL. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 4(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12607
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).