O CARNAVAL, LUGAR DE PODER?: O CARNAVAL DOS SEM DOCUMENTO DA CIDADE DE COLÔNIA (ALEMANHA) ARROMBA A FESTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2017.30991Λέξεις-κλειδιά:
CARNAVAL, COLÔNIA, ALEMANHA, REFUGIADOS, SEM-DOCUMENTOS, DIVERSIDADE, LIMINARIDADE, COMUNIDADE, RITUAL.Περίληψη
Em Colônia, os atores de um movimento social translocal para apoiar os refugiados políticos usam o recurso festivo do carnaval para trazer à luz desigualdades políticas, econômicas e sociais. Simbolicamente, ao zombar da situação precária em que se encontram, eles se destacam e se emancipam do poder político de que dependem em parte, alimentando assim o potencial transformador da festa. Este artigo baseia-se em uma etnografia plurianual. O movimento translocal de apoio aos refugiados apoia-se no discurso multicultural da prefeitura para reivindicar o melhor acolhimento de imigrantes sem-documento. Os atores retomam, por sua vez, a coreografia do antigo carnaval de Colônia, o “instrumentalizam” e o reinventam a seu modo. A oportunidade de viver juntos além das fronteiras ou limitações jurídicas legais, geográficas e políticas, praticada e encenada pelo movimento de apoio aos imigrantes sem-documento, serve como exemplo e modelo para o cotidiano da cidade, em particular, e para o mundo urbano em geral.
Λήψεις
Δημοσιευμένα
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Τεύχος
Ενότητα
Άδεια
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).