INTERPRETANDO INTERAÇÃO ESPACIAL: FIXOS E FLUXOS, PEREGRINAÇÃO, MIGRAÇÃO E RITUAL NA FOLIA DE REIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2011.11992Λέξεις-κλειδιά:
FOLIA DE REIS, INTERAÇÃO ESPACIAL.Περίληψη
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2011.11992
O artigo tem como objetivo investigar a mobilidade de pessoas, coisas, informações e outros fixos e fluxos (santos, 1996a), fenômenos que, em interação, possibilitam compreender como o conjunto dos homens se movimenta, circula e, assim, forma uma determinada realidade geográfica. Apresenta, também, a viagem dos Três Reis Magos do Oriente à procura do Menino Jesus, como exemplo de interação espacial, tomando como categorias de análise fixos e fluxos, migração, mobilidade, deslocamento e peregrinação. Ao final, é feito breve relato sobre o giro sazonal da folia de Seu M., na região leste de Goiânia, para ilustrar essa compreensão.
Λήψεις
Δημοσιευμένα
2011-05-01
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Coelho, T. O. (2011). INTERPRETANDO INTERAÇÃO ESPACIAL: FIXOS E FLUXOS, PEREGRINAÇÃO, MIGRAÇÃO E RITUAL NA FOLIA DE REIS. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 8(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2011.11992
Τεύχος
Ενότητα
Artigos
Άδεια
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).