CABELOS COMO EXTENSÕES: RELAÇÕES PROTÉTICAS, MATERIALIDADE E AGÊNCIA NA ESTÉTICA FUNK CARIOCA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2012.10265Λέξεις-κλειδιά:
BELEZA, CORPO, OBJETOS MATERIAIS, ESPAÇO URBANO, RIO DE JANEIRO.Περίληψη
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2012.10265
Ao focalizar a estética corporal produzida para facilitar o entrar e sair de diferentes espaços sociais do Rio de Janeiro, argumenta-se que a “a vida social dos objetos” só pode ser considerada se a qualidade de agência for conciliada com a possibilidade que os objetos materiais encerram de ter seu sentido manipulado. É a partir dessa dupla possibilidade que poderemos então falar em uma rede causal formada por humanos e não humanos, ambos causadores de eventos sem, contudo, perder seus estatutos ontológicos diferenciais. Defenderemos, à luz do perspectivismo ameríndio e a partir de uma discussão sobre a mimésis, que os sujeitos são empoderados pelos objetos e que a aparência mais do que a interioridade é central para as interações sociais, como se dão no ambiente urbano brasileiro.
Λήψεις
Δημοσιευμένα
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Τεύχος
Ενότητα
Άδεια
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).