DIABOS ENCARNADOS: CARNAVAL E LIBERDADE NAS RUAS DO RIO DE JANEIRO (1879-1888)
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2013.10214Λέξεις-κλειδιά:
RIO DE JANEIRO, CARNAVAL, ABOLIÇÃO, DIABINHOS.Περίληψη
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2013.10214
Este artigo busca entender os caminhos e escolhas da população de cor para alcançar espaços de autonomia e participação no carnaval e na sociedade, partindo dos carnavais cariocas da década de 1880; aborda também as construções de jornalistas e autoridades públicas sobre o tema. Para tanto toma como objeto de estudo uma fantasia carnavalesca que na última década de vigência da escravidão no Brasil se destacou nas ruas da cidade do Rio de Janeiro: a fantasia de diabinho. Os sujeitos que usavam essa fantasia contribuíram para as discussões acerca dos limites da cidadania e da liberdade nas ruas da cidade às vésperas da abolição da escravidão.
Δημοσιευμένα
2013-11-01
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Nepomuceno, E. B. (2013). DIABOS ENCARNADOS: CARNAVAL E LIBERDADE NAS RUAS DO RIO DE JANEIRO (1879-1888). Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 10(2). https://doi.org/10.12957/tecap.2013.10214
Τεύχος
Ενότητα
Artigos
Άδεια
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).