MASSA DA PROMESSA: UMA MANIFESTAÇÃO DE FÉ DA COMUNIDADE LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2015.16349Schlagworte:
MASSA DA PROMESSA, IDENTIDADE CULTURAL, GASTRONOMIA LOCALAbstract
DOI: http://dx.doi.org/ 10.12957/tecap.2015.16349
O presente artigo apresenta um histórico da massa da promessa produzida nas festas do Divino Espírito Santo em Florianópolis e descreve a trajetória de transformação, apontando sua importância como manifestação cultural de cunho religioso para a comunidade. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, bem como de campo, utilizando-se ferramenta como entrevista semiestruturada e observação da produção com registro fotográfico. Constatou-se que essa tradição vem diminuindo, o que pode levar à extinção da prática.
Downloads
Veröffentlicht
2015-05-01
Zitationsvorschlag
Ronchetti, A. de G., Pelaez, N., & Müller, S. G. (2015). MASSA DA PROMESSA: UMA MANIFESTAÇÃO DE FÉ DA COMUNIDADE LOCAL. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 12(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2015.16349
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).