UM MUSEU MEFISTOFÉLICO: MUSEOLOGIZAÇÃO DA MAGIA NEGRA NO PRIMEIRO TOMBAMENTO ETNOGRÁFICO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2014.16234Schlagworte:
PATRIMÔNIO CULTURAL, MUSEOLOGIA, MODERNISMO, LITERATURA, MAGIAAbstract
<doi>10.12957/tecap.2014.16234
Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre as significativas improvisações museológicas manifestas desde o processo de tombamento da Coleção Museu de Magia Negra do Museu da Polícia Civil do Rio de Janeiro (1938). Trata-se de um estudo sobre o pensamento social e o imaginário literário brasileiro, relacionado ao tema da magia no século XX.
Downloads
Veröffentlicht
2014-05-01
Zitationsvorschlag
Corrêa, A. F. (2014). UM MUSEU MEFISTOFÉLICO: MUSEOLOGIZAÇÃO DA MAGIA NEGRA NO PRIMEIRO TOMBAMENTO ETNOGRÁFICO NO BRASIL. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 11(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2014.16234
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).