A PEDAGOGIADO ARTESANATO
Schlagworte:
ARTE, ARTESANATO, CESTARIA GUARANI, ENSINO DE ARTE, CONSUMO ESTÉTICOAbstract
O presente texto levanta algumas questões sobre os valores do artesanato para o ensino da arte. Não se trata aqui de separação entre artesanato e arte; na verdade, estarei defendendo a idéia de que artesanato é arte ou, ainda, que o artesanato é uma forma de arte. Busco penetrar a fissura aberta por uma concepção racionalista da arte que o projeta como uma forma menor de arte ou o situa em oposição a uma “Bela Arte”. Nesse sentido, lanço o conceito de intra-estética para apreciação dos modelos estéticos artesanais, focando especialmente a cestaria guarani
Downloads
Veröffentlicht
2006-11-01
Zitationsvorschlag
Frade, I. (2006). A PEDAGOGIADO ARTESANATO. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 3(1). Abgerufen von https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12619
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).