A VISUALIDADE DAS ESCOLAS DE SAMBA NA DÉCADA DE 1930: INOVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E RECONFIGURAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2011.10389Schlagworte:
ESCOLAS DE SAMBA, CARNAVAL, ESTÉTICA, RIO DE JANEIRO, CULTURA POPULAR.Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2011.10389
O artigo apresenta a estética das escolas de samba nos anos 30 a partir dos processos culturais construídos de forma híbrida pelos diversos segmentos da sociedade e de acordo com as formas políticas e sociais de três momentos específicos. Entendendo o processo de formação das escolas de samba na festa carnavalesca da cidade do Rio de Janeiro como um conjunto heterogêneo de formas construtoras da cultura popular urbana, destacamos as redes de relacionamento que permeavam os atores sociais em constante troca de influências buscando espaço e representação no carnaval carioca. Destarte, as variações visuais aqui destacadas representam os diversos processos sociais, políticos e culturais que objetivavam transformar o carnaval das escolas de samba em representantes legítimos do carnaval da cidade do Rio de Janeiro a partir da década de 1930.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).