O CARNAVAL NO DESFILE TRADICIONALISTA: UM RELATO ETNOGRÁFICO DA CONSTRUÇÃO DOS CARROS TEMÁTICOS DA SEMANA FARROUPILHA DE 2010 NOS BARRACÕES DO PORTO SECO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2011.10388Schlagworte:
RIO GRANDE DO SUL, CARNAVAL, IDENTIDADES, SEMANA FARROUPILHA, "ESPETACULARIZAÇÃO", TRADICIONALISMOAbstract
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2011.10388
Investiga o processo de construção dos carros temáticos para o desfile tradicionalista gaúcho de 2010 nos barracões do Complexo Cultural Porto Seco, local dos desfiles de carnaval de Porto Alegre. Partindo dos estudos de Oliven (2006) sobre a identidade regional gaúcha, analisa a discutida relação entre o tradicionalismo e o carnaval, desenvolvendo reflexão sobre a construção da identidade das duas festas. O processo de 'espetacularização' desses eventos permite pensar um momento de atualização dessas posições identitárias, que antes pareciam binárias e inarticuláveis. A análise da forma de produção dos carros temáticos pelos trabalhadores de barracão das escolas de samba e de suas ideias e representações acerca da Semana Farroupilha informa a reflexão sobre a complementaridade e o relacionamento das duas culturas.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).