CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA RETOMADA CARNAVALESCA: O CARNAVAL DE RUA NO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2012.10295Schlagworte:
BLOCOS CARNAVALESCOS, ESPAÇO PÚBLICO, WALTER BENJAMIN, CARNAVAL.Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2012.10295
O trabalho contextualiza e indica os atores que estão na base da retomada carnavalesca na cidade do Rio de Janeiro. A ideia de festa carnavalesca leva a pensar as disputas em torno do espaço público. Walter Benjamin é o autor que nos permite transitar nessa rede de reconhecimento e de reapropriação da cidade enquanto espaço comum e democrático. Ao valorizar a felicidade, o autor oferece pistas e brechas que tornam possível, ou pelo menos desejável, elaborar questões que implicam a articulação de fragmentos do passado e do presente abrindo novos horizontes não apenas nem necessariamente analíticos.
Downloads
Veröffentlicht
2012-05-01
Zitationsvorschlag
Sapia, J. E., & Estevão, A. A. de M. (2012). CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA RETOMADA CARNAVALESCA: O CARNAVAL DE RUA NO RIO DE JANEIRO. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 9(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2012.10295
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).