O CORDEL NA CONTEMPORANEIDADE: A PERSEVERANÇA DE UM SÍMBOLO DA IDENTIDADE NORDESTINA NUMA SOCIEDADE DE MULTIMEIOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2013.10059Schlagworte:
CORDEL, IDENTIDADE, INTERNET.Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2013.10059
Este artigo visa refletir sobre as origens da literatura de cordel e os motivos pelos quais chegou à internet. Tendo em vista a globalização e os meios de comunicação de massa, procura-se aqui analisar de que forma esses fenômenos incidiram sobre as identidades locais, se positiva ou negativamente. O texto discorre sobre os mecanismos encontrados pelas instituições, em geral, e pelos poetas, em particular, para que o cordel, símbolo da cultura da Região Nordeste do Brasil, persista na sociedade fragmentada e multimidiática.
Veröffentlicht
2013-05-01
Zitationsvorschlag
Augusto, K. P. C. M. (2013). O CORDEL NA CONTEMPORANEIDADE: A PERSEVERANÇA DE UM SÍMBOLO DA IDENTIDADE NORDESTINA NUMA SOCIEDADE DE MULTIMEIOS. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 10(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2013.10059
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).