O CARNAVAL DE URUGUAIANA NOS CIRCUITOS CARNAVALESCOS DOS PAMPAS: NOTAS SOBRE A ANÁLISE DA ECONOMIA ESTÉTICA DO ESPETÁCULO, O GLOBALISMO CULTURAL E A ANTROPOLOGIA DOS OBJETOS ENTRE CARNAVAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2015.16485Palavras-chave:
CARNAVAL DE URUGUAIANA, ESCOLAS DE SAMBA, GLOBALISMO, CONFIGURAÇÕES CULTURAIS, TEORIA DOS OBJETOS, ESPETÁCULOResumo
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2015.16485
O artigo apresenta o carnaval das escolas de samba de Uruguaiana e o contexto carnavalesco dos pampas no extremo sul do Brasil, a partir de um enfoque teórico-metodológico que englobe as relações entre carnavais e indique diferentes caminhos de análises. As configurações culturais dos carnavais permitiam a discussão acerca da forma global das escolas de samba, da expansão do modelo carioca e de um suposto paradigma vigente. As teorias do globalismo, conjuntamente com a teoria dos objetos, serão propostas, no intuito de abrir um leque de reflexões acerca dos fluxos materiais e simbólicos nesses circuitos, assim como os encontros, as interconexões e as negociações entre os carnavais dos pampas e do Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).