O DRAMA DO CORPO ESCARNECEDOR: A PERFORMANCE NA FESTA DO LAMBE-SUJO DE LARANJEIRAS-SE
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2011.10454Parole chiave:
FESTA, PERFORMANCE, COMICIDADE, ESCÁRNIO, CORPO.Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2011.10454
No mês de outubro, na cidade de Laranjeiras-SE, município situado a 23km da capital sergipana, Aracaju, ocorre uma festa denominada Lambe-Sujo em cujo centro estão reunidos indivíduos que representam, de um lado, os antigos escravos – lambe-sujos – e, de outro, os chamados caboclinhos, representantes dos índios. Durante o dia festivo encenam um embate, do qual os negros saem derrotados. A imersão dos brincantes é de fundamental importância para o desenvolvimento festivo. As expressões performáticas, tais como o escárnio, a comicidade e o grotesco surgem como elementos significativos da cultura. Atualizo esse debate através das contribuições antropológicas acerca da performance e da noção de drama social na análise da festa.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).