ENTRE BONS E MAUS SELVAGENS: A REPRESENTAÇÃO DO ÍNDIO NO CARNAVAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2013.10219Palabras clave:
ÍNDIOS, CORDÕES, CARNAVAL, LITERATURA.Resumen
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2013.10219
O estudo enfoca, em cotejo com importantes obras da literatura brasileira, a complexa figura do “índio de cordão”, representação carnavalesca de um “mau selvagem”, que, nos cordões da virada do século XIX para o XX, no Rio de Janeiro, gerou bastante polêmica – e foi parar nas delegacias.
Publicado
2013-11-01
Cómo citar
Bora, L. A. (2013). ENTRE BONS E MAUS SELVAGENS: A REPRESENTAÇÃO DO ÍNDIO NO CARNAVAL BRASILEIRO. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 10(2). https://doi.org/10.12957/tecap.2013.10219
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).