“UM NEGÃO DESSE TAMANHO”: cacos e currículos cotidianos na trajetória de um professor negro de geografia
DOI :
https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.76524Résumé
Este artigo se constrói a partir de relatos da minha trajetória ao longo de 16 anos de experiência como professor de geografia nas escolas do estado do Rio de Janeiro. Tem o objetivo de dialogar sobre currículo e ensino de geografia na aplicação da lei 10.639/03. Minha escolha teórico metodológica baseia-se em três conceitos: cotidiano, currere e paradigma indiciário. Assim, venho trilhando meu caminho na escrita acadêmica ressaltando a importância de uma educação antirracista, das múltiplas possibilidades de compreensão e valorização da produção de saberes no cotidiano escolar. Diante disso, neste artigo abordo a impossibilidade de controle do currículo, e a mudança de ótica na observação dos diversos imprevistos que permeiam nosso dia a dia, para que possamos vislumbrar parte da riqueza presente no cotidiano escolar, manifestando-se através da heterogeneidade presente nas escolas. As temáticas abordadas parecem funcionar como gatilhos, rizomas que acionam experiências e saberes dos estudantes e professores, muitas vezes levando as reflexões e os debates para caminhos bem distantes do tema. Ao navegar em um rio anastomosado, muitos são os caminhos para percorrer da nascente a foz. Nos cotidianos os sujeitos estão sempre presentes e o racismo e suas diversas manifestações também.
Palavras-chave: Racismo, Estudos do cotidiano, Educação, Antirracista, Geografia.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.