ESTUDANTES BLOGUEIROS: INTERAGINDO COM A EDUCAÇÃO POLAR
DOI :
https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.66658Mots-clés :
metodologia de ensino e aprendizagem, apropriação da tecnologia, Geografia polarRésumé
A formação inicial e continuada de professores é deficitária na temática polar, e não há muitos materiais didáticos de apoio para desenvolver conteúdos sobre estas regiões. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é apresentar um relato e metodologia inovadora voltada para a educação polar com alunos da educação básica. A metodologia se fundamenta na dinâmica das mídias digitais, como o Instagram e o YouTube, utilizando diversos materiais: fotografias, desenhos, roupas de expedições antárticas e vídeos. Foram analisados os desenhos e escritas elaboradas pelos alunos e as anotações de seus questionamentos, contando com a participação de 47 estudantes dos anos finais do ensino fundamental. No primeiro momento da oficina, alguns estudantes preferiram o uso de palavras em vez de desenhos, o que evidencia dificuldade em criar uma representação de um ambiente pouco familiar. No segundo momento, houve um melhor entendimento de fotografias retratando ambientes polares, indicando uma ampliação da percepção inicial. A evolução verificada na compreensão dos ambientes polares foi provocada pelo diálogo conduzido pelas dúvidas e curiosidades dos discentes, o que promoveu uma percepção mais complexa das relações existentes entre os elementos característicos daquela região.Téléchargements
Publié-e
2023-01-30
Comment citer
Petsch, C., Velho, L. F., Batista, N. L., Bona, A. S. de, & Simões, J. C. (2023). ESTUDANTES BLOGUEIROS: INTERAGINDO COM A EDUCAÇÃO POLAR. Revista Tamoios, 19(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.66658
Numéro
Rubrique
O Sentido das Coisas
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