A GEOGRAFIA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Auteurs-es

  • Luís Guilherme da Silva Coelho

Résumé

A cultura de massa consiste de meios de comunicação que interferem na difusão de diversos valores culturais, o que dá falsa idéia de um universalismo. As revistas em quadrinhos são um exemplo de meio de comunicação, é como os demais produtos criados para o lazer, que seguem a lógica globalizante, uma vez que acompanham as mudanças das técnicas de produção e atingem a sociedade, porém antes de tudo é preciso observar e analisar o seu conteúdo, sua mensagem, sendo importante compreender sua estrutura constituída de mitos e signos. As revistas de histórias em quadrinhos se inserem no capitalismo primeiramente como mercadoria, possuindo um valor de troca e segundo, difundindo ideologias, apresentando-se como um produto inocente e divertido, o que permite a sua aceitação e sua linguagem é de fácil entendimento, tornando-a acessível principalmente para as crianças, não é preciso nenhum conhecimento a mais para ler uma história, somente o essencial: saber ler.


Palavras-chave: Geografia; história em quadrinhos; cultura; ideologia; economia.

Téléchargements

Publié-e

2010-06-25

Comment citer

Coelho, L. G. da S. (2010). A GEOGRAFIA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Revista Tamoios, 1(1). Consulté à l’adresse https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/592

Numéro

Rubrique

Artigos