Mapeamento e análise multitemporal da dinâmica de cobertura da terra na região do oeste metropolitano do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Camila Gonçalves dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Gustavo Mota de Sousa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2026.87967

Resumen

A Região do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro é abrangida pelos bairros da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, a Área de Planejamento 5 e por alguns municípios da Baixada Fluminense. Essa área de estudo é considerada como o principal eixo de expansão da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) e merece destaque por conta das alterações ocorridas na paisagem, especialmente em virtude de iniciativas implementadas ao longo de duas décadas (2000 – 2020), com a construção do Arco Metropolitano e a instalação de alguns empreendimentos. O mapeamento dessas áreas visa identificar as classes de cobertura da terra que existem nos limites da região, visando realizar uma análise multitemporal da dinâmica da paisagem dessa região e contribuir para a adoção de medidas públicas para auxílio de respostas em questões ambientais, como construção de modelos de susceptibilidade aos incêndios, educação ambiental, planejamentos ambientais e urbanos, além de estudos socioeconômicos. A elaboração do mapa de cobertura da terra se deu em quatro etapas. Aliado a isto foi utilizado o software de Sistema de Informações Geográficas (SIG) QGIS 3.18, o plugin Dzetsaka para realização da classificação supervisionada e utilizado o plugin AcATaMa para realizar a avaliação do mapeamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Gonçalves dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Pesquisadora em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, estudante de Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e membro do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA/UFRRJ). Possuo experiência em projetos de pesquisa nas áreas de monitoramento ambiental e análise espacial, com habilidades técnicas em softwares como QGIS, ArcGIS, Google Earth Pro, Python e AutoCAD. Atuo como bolsista de iniciação científica no INPE, com foco em Processamento de Imagens e Sensoriamento Remoto, utilizando imagens de satélites brasileiros (CBERS-4, CBERS-4A e AMAZONIA-1). Também tenho experiência como estagiária em geoprocessamento e cartografia digital, além de participação em projetos de extensão, como o Atlas da COVID-19 no Rio de Janeiro. Habilidades em liderança, proatividade, organização e resolução de problemas.

Gustavo Mota de Sousa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui mestrado (2009) e doutorado (2013) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG/UFRJ), graduação em Geografia (licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (2002), graduação em Geografia (bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Pós Graduação Lato Sensu em Geotecnologias aplicadas à análise ambiental de Bacias Hidrográficas pela Universidade Federal Fluminense (2004) e em Gestão e Controle Ambiental pela Universidade Gama Filho (2006). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geografia nos cursos de graduação em Geografia e Geologia além do curso de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Realiza pesquisas em conjunto como pesquisador do Laboratório integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA/UFRRJ), Laboratório de Cartografia (GEOCART/UFRJ) e o Laboratório de Dimensões Sociais Aplicadas à Atividade Física (LABSAFE/UFRRJ). Tem experiência na área de Geociências com ênfase em Geoprocessamento, Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoecologia, Geomorfologia e construção de materiais didáticos em Cartografia.

Publicado

2026-01-26

Cómo citar

GONÇALVES DOS SANTOS, Camila; MOTA DE SOUSA, Gustavo. Mapeamento e análise multitemporal da dinâmica de cobertura da terra na região do oeste metropolitano do Rio de Janeiro. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 22, n. 1, 2026. DOI: 10.12957/tamoios.2026.87967. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/87967. Acesso em: 5 feb. 2026.

Número

Sección

O Sentido das Coisas