AUTONOMIA EM AGROECOSSISTEMAS
ANÁLISE DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS SUCESSIONAIS BIODIVERSOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.85185Resumo
Em contraposição à dependência da agricultura convencional em relação a insumos e força de trabalho externos, o artigo analisa o papel dos sistemas agroflorestais sucessionais biodiversos (SASB) na promoção da autonomia de agroecossistemas. A metodologia combinou revisão de literatura com a coleta de dados junto a agricultores(as) de cinco agroecossistemas em diferentes estados brasileiros. Para a coleta de dados, foi elaborado um roteiro de entrevista fundamentado no Método de Análise Econômico-ecológica de Agroecossistemas (Metodologia LUME), além de quatro fatores identificados na literatura que contribuem para a autonomia dos sistemas agroflorestais: a) demanda por força de trabalho; b) conhecimento especializado; c) redução do uso de insumos; d) diversificação da produção. Os resultados destacam que os SASB representam uma alternativa promissora para alcançar a autonomia de agroecossistemas, especialmente pela redução da dependência de insumos químicos. No entanto, são identificados desafios significativos, como custos e demanda por força de trabalho especializada e organização do escoamento dos produtos. A superação desses obstáculos é essencial para maximizar os benefícios dos sistemas agroflorestais e promover a sua autonomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Yasmin Penha Moral, Samuel Frederico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.