AUTONOMIA EM AGROECOSSISTEMAS

ANÁLISE DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS SUCESSIONAIS BIODIVERSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.85185

Resumo

Em contraposição à dependência da agricultura convencional em relação a insumos e força de trabalho externos, o artigo analisa o papel dos sistemas agroflorestais sucessionais biodiversos (SASB) na promoção da autonomia de agroecossistemas. A metodologia combinou revisão de literatura com a coleta de dados junto a agricultores(as) de cinco agroecossistemas em diferentes estados brasileiros. Para a coleta de dados, foi elaborado um roteiro de entrevista fundamentado no Método de Análise Econômico-ecológica de Agroecossistemas (Metodologia LUME), além de quatro fatores identificados na literatura que contribuem para a autonomia dos sistemas agroflorestais: a) demanda por força de trabalho; b) conhecimento especializado; c) redução do uso de insumos; d) diversificação da produção. Os resultados destacam que os SASB representam uma alternativa promissora para alcançar a autonomia de agroecossistemas, especialmente pela redução da dependência de insumos químicos. No entanto, são identificados desafios significativos, como custos e demanda por força de trabalho especializada e organização do escoamento dos produtos. A superação desses obstáculos é essencial para maximizar os benefícios dos sistemas agroflorestais e promover a sua autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Penha Moral, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduada (2022) em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro. Atualmente é mestranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro.

Samuel Frederico, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduado (2002) e mestre (2004) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas, doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2009) e Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) (2018), com pós-doutoramento na Universidade de Paris VIII (2016). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Unesp - Rio Claro). Foi tutor do PET-Geografia (IGCE/UNESP) de 2011 a 2015, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IGCE/UNESP) de 2017 a 2021 e atualmente é Chefe do Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental. É membro de dois Grupos de Pesquisa do CNPq: Rede de Pesquisas sobre Regiões Agrícolas (REAGRI) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Yoga (Niepy). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Regional e Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: modernização e expansão da fronteira agrícola, capital financeiro e agronegócio e circuito espacial produtivo do café.

Downloads

Publicado

2025-08-12

Como Citar

PENHA MORAL, Yasmin; FREDERICO, Samuel. AUTONOMIA EM AGROECOSSISTEMAS: ANÁLISE DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS SUCESSIONAIS BIODIVERSOS. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 21, n. 2, p. 186–205, 2025. DOI: 10.12957/tamoios.2025.85185. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/85185. Acesso em: 18 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos