Caracterização meteorológica de um tornado ocorrido no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2026.82940Resumen
Tornados são fenômenos atmosféricos extremos, sendo considerados os mais severos que ocorrem na natureza. O Brasil apresenta elevado risco de ocorrência desse fenômeno, e o setor centro-sul do país ocupa o segundo lugar no ranking mundial de incidência de tornados. Diante disto, este trabalho analisará o tornado ocorrido na região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro no dia 19 de Janeiro de 2011, focando nas características atmosféricas que favoreceram a ocorrência do mesmo. De modo geral, observou-se que o dia 19 de janeiro teve um dos maiores valores de temperatura do ar e velocidade do vento registrados naquele mês, e também que parte do Brasil se encontrava sob influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fatores importantes para explicar a instabilidade atmosférica que possibilitou a formação de um tornado. Nas imagens de satélite da região Sudeste foi possível observar um crescimento gradativo de nuvens com o topo muito frio na região de Nova Iguaçu entre 18h e 19:30h. Além disto, os índices de instabilidade Showalter, K, Total-Totals, LIFT e a energia potencial convectiva disponível (CAPE) apresentaram valores dentro do padrão de referência como potenciais para a formação de tempestades severas no dia do evento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Lorena Ribeiro Kall, Monica Carneiro Alves Senna, Barbara Franz, Nilton Oliveira Moraes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.

A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.





