DISTRIBUIÇÃO E FONTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS AO LONGO DO ARCO PRAIAL DE JACONÉ-SAQUAREMA (RJ)

Autores/as

  • Lucas Ferreira Corrêa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • André Luiz Carvalho da Silva Professor Adjunto do Departamento de Geografia da FFP-UERJ
  • Ana Beatriz Pinheiro Universidade Federal Fluminense
  • Valéria Cristina Silva Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Andrea Viana Macedo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Emanuelle Assunção Loureiro Madureira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.42363

Resumen

Este estudo objetivou caracterizar os macro e micro resíduos sólidos no arco praial de Jaconé-Saquarema (RJ) quanto à distribuição, composição e fontes, para identificar a relação dos materiais encontrados com os diversos usos e a dinâmica costeira. A área de estudo, com 19 km de extensão, compreende os municípios de Maricá (oeste) e Saquarema (leste), respectivamente. Os monitoramentos foram realizados em cinco locais ao longo do arco praial, entre verão e inverno de 2018. Os macro resíduos foram identificados numa área de 25x50m; os microplásticos foram extraídos de sedimentos coletados na linha de deixa, numa área de 1x1m e 5cm de profundidade. Os resultados mostram que o lixo composto por plásticos é predominante. Verificou-se uma maior concentração no setor oeste da praia de Jaconé e no verão. Apesar do maior fluxo de turistas no setor leste, o lixo é recolhido com frequência, o que não ocorre nos demais locais. Nessas praias de mar aberto, o lixo se encontra em grande parte desgastado, devido ao retrabalhamento pela ação das ondas. Alguns materiais encontrados (como inseticidas, desodorante e baldes) não são descartados por frequentadores locais, mas trazidos pelas correntes marinhas. Verificou-se a presença de microplásticos nas praias estudadas, com destaque para as fibras, provenientes da degradação de outros materiais.

Biografía del autor/a

Lucas Ferreira Corrêa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FFP-UERJ

André Luiz Carvalho da Silva, Professor Adjunto do Departamento de Geografia da FFP-UERJ

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da FFP-UERJ. Possui doutorado (2011) e mestrado (2006) em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). É docente do curso de graduação e Pós-graduação (Stricto Sensu e Lato Sensu) em Geografia e tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geologia Costeira, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia sedimentar; evolução costeira; erosão, dinâmica e sedimentologia de praias; intemperismo de rochas ornamentais; geologia e oceanografia da Antártica. É bolsista do Programa de Prociência da UERJ e pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Paleobiogeoclimáticos (NEPaleo) do diretório de grupos de pesquisas do CNPq.

Ana Beatriz Pinheiro, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra na UFF. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UERJ-FFP, com área de concentração em Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia, atuando na linha de pesquisa em Natureza e Dinâmica da Paisagem. Graduada em Licenciatura em Geografia plena pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Membro do Laboratório de Dinâmica da Natureza (LabDIN). Estagiou no Centro de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil, no setor de cartografia (CHN-32) exercendo atividades relacionada a cartas náuticas, como atualizações e reimpressão. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia Costeira, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes costeiro, gerenciamento costeiro, dinâmica de praias, sedimentologia, poluição por óleo.

Valéria Cristina Silva Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre pelo programa de pós-graduação em Geografia (2018) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), com área de concentração em Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia, atuando na linha de pesquisa em Natureza e Dinâmica da Paisagem. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia (2015) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Atualmente é membro do Laboratório de Dinâmica da Natureza (LabDIN). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia Costeira, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica praial, vulnerabilidade costeira, geomorfologia e sedimentação de ambientes costeiros.

Andrea Viana Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), área de concentração em Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia. Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro no curso de Licenciatura Plena em Geografia (2013 /2017). Durante a formação atuou principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia Física na Formação de Professores (Bolsista de Iniciação à Docência - 01/06/2014 à 31/12/2014); Geomorfologia Costeira, Poluição Marinha, Contaminação por Resíduos Sólidos (bolsista do Programa de Bolsa- auxílio UERJ: Monitoria), na disciplina de Geomorfologia Costeira ( 01/05/2015 à 31/12/2016). Professora do Ensino Fundamental e Médio.

Emanuelle Assunção Loureiro Madureira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), área de concentração em Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia. Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013 / 2018). Com especialidade na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física e atuou ao longo da formação acadêmica principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia Costeira, Poluição Marinha, Contaminação por resíduos sólidos. Bolsista de Iniciação Científica / PIBIC - UERJ (2015 - 2017). Professora de pré-vestibular comunitário.

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

Corrêa, L. F., Silva, A. L. C. da, Pinheiro, A. B., Pinto, V. C. S., Macedo, A. V., & Madureira, E. A. L. (2019). DISTRIBUIÇÃO E FONTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS AO LONGO DO ARCO PRAIAL DE JACONÉ-SAQUAREMA (RJ). Revista Tamoios, 15(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.42363