REFLEXÕES E CONCEPÇÕES SOBRE AS MÍDIAS: A POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DOS DISCURSOS EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Camila Heimerdinger Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.29625

Resumen

No artigo abordou-se  as Mídias no contexto das reflexões realizadas na dissertação de  mestrado intitulada: “Sentidos e significados das Mídias para alunos e professores de Geografia: estudo dos aspectos didático-pedagógicos do uso das Mídias nos municípios limítrofes de Nova Santa Rosa-PR/2015-2016” e fundamentou-se com  dados do trabalho de Conclusão de Curso em Geografia, intitulado: “Análise do discurso da mídia para alunos e professores de Geografia em Nova Santa Rosa-PR/2013”. Os estudos foram realizadas no período de 2013-2017. Os dados  analisados são de professores e alunos do 9º ano  de  duas escolas públicas, uma situa-se  no campo e a outra na sede. O objetivo visou interpretar o conceito de Mídias definido pelos professores e alunos. Através do método dialético foram realizadas análises na pesquisa quantitativa/qualitativa, que contou com a aplicação de questionários aos participantes. Contudo, os professores utilizam as Mídias como recursos nas aulas e necessitam analisar mais seus discursos. No geral, ambos definem as Mídias como um conjunto de meios de comunicação em massa.

Biografía del autor/a

Camila Heimerdinger, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestra em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão-PR e Professora de Geografia na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Geografia; Professora da UNIOESTE, campus de Marechal C. Rondon e do programa de pós-graduação em Geografia da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão

Publicado

2017-12-17

Cómo citar

Heimerdinger, C., & Schlosser, M. T. S. (2017). REFLEXÕES E CONCEPÇÕES SOBRE AS MÍDIAS: A POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DOS DISCURSOS EM SALA DE AULA. Revista Tamoios, 13(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.29625