A GEOGRAFICIDADE DA ESCOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores/as

  • Douglas Santos Pontifícia Universidade Católica, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.11626

Resumen

Ensinar Geografia é muito mais que uma simples discussão pedagógica. Partindo da pergunta que nos obriga a identificar “qual seria o significado das disciplinas” ou, em outros termos, “o que disciplinam as disciplinas” escolares, o presente artigo procura identificar o significado de escola e as razões pelas quais a Geografia continua a ser uma disciplina pertencente à maioria dos currículos. Num diálogo com algumas experiências que desenvolvi tanto no Amapá quanto em Moçambique e, associando a isso, a minha condição de autor de livros didáticos e formador de professores de Geografia, dois aspectos são colocados para o debate: o primeiro deles, refere-se à condição do discurso geográfico estar associado ao conjunto de relações simbólicas que nos permitem construir as noções básicas de localização e pertencimento e, na sequência,  o fato de que a escola também possui uma geograficidade e, portanto, é na tenção relacionada aos lugares (e seus processos) que as identificam que o discurso generalizante da chamada “norma culta” cumpre seu papel geral de dar sentido ao processo civilizatório que pertencemos e insistimos e continuar a construir.

Biografía del autor/a

Douglas Santos, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professor doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso geográfico, ensino de geografia, geografia e cultura. Professor convidado pela Universidad de la Republica - Uruguay - Universidade Pedagógica de Moçambique (Faculdade de Ciências Sociais) e Universidad Autonoma de Madrid (Faculdad de Filosofia).

Publicado

2014-07-22

Cómo citar

Santos, D. (2014). A GEOGRAFICIDADE DA ESCOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Tamoios, 10(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.11626