TRABALHANDO FEITO LOUCO
TRABALHO, DIMENSÃO ESPACIAL E ADOECIMENTO MENTAL NO CONTO “O ALIENISTA”
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.89577Resumo
O texto se trata de uma abordagem lítero-geográfica do conto “O Alienista” de Machado de Assis. Faz-se uma análise do adoecimento mental em razão do trabalho do alienista nas paisagens de Itaguaí. Discute-se a forma como são representados os adoecimentos mentais a partir das teorizações do Alienista e os impactos de seu trabalho na configuração territorial e na dinâmica socioespacial da Vila de Itaguaí. Destaca-se as mudanças na paisagem a partir do desenrolar da história, até o ato final, de autoencarceramento do alienista na Casa Verde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 John Carlos Alves Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.