DIGITALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: MATERIALIDADES E SENTIDOS DA AÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.74922

Abstract

A digitalização do território envolve, hoje, todas as esferas da vida e a totalidade dos lugares. Pode ser compreendida como a digitalização dos sistemas de ações e objetos, acirrando a contradição entre a possibilidade de maior unificação / cooperação (desejada ou não; consciente ou não) da produção de valor por todos e o aumento da extração e concentração desse valor por poucos, sorrateiros e competitivos agentes ou instituições. A digitalização do território aprofunda o padrão sistêmico da geração e apropriação de riquezas, ao mesmo tempo em que promove resistências ou permanências de outros usos a partir da solidariedade do espaço banal, envolvendo todas as pessoas, classes, sujeitos, grupos, empresas e instituições. Esse ensaio busca refletir sobre como a digitalização do território tem se expressado enquanto conjunto de materialidades e ações portador de diversos sentidos de exploração, cooperação ou resistência. Problematiza-se ainda se, a partir daí, é possível vislumbrar a transição para um novo período histórico, um período popular da história.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luis Henrique Leandro Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor Adjunto do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ

Published

2024-01-18

How to Cite

RIBEIRO, Luis Henrique Leandro. DIGITALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: MATERIALIDADES E SENTIDOS DA AÇÃO. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.12957/tamoios.2024.74922. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/74922. Acesso em: 22 may. 2025.