PANORAMA HISTÓRICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM CACHOEIRAS DE MACACU: A FACE DOS ANOS 2011 A 2013
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.46523Abstract
A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece uma ordem de prioridade para o gerenciamento dos resíduos: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Este trabalho traz um levantamento dos resíduos sólidos gerados no município de Cachoeiras de Macacu nos períodos de 2011 a 2013. Os dados e documentos foram disponibilizados pela Fundação Macatur e da Secretaria Municipal do Ambiente. De acordo com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, os serviços públicos de limpeza urbana prestados em Cachoeiras de Macacu, se caracterizam por: coleta domiciliar; coleta de resíduos sólidos dos serviços de saúde; coleta de resíduos sólidos de construção e demolição; coleta seletiva; serviços de poda de árvores e capina e varrição em logradouros públicos; coleta de pneumáticos; coleta de óleo vegetal usado; coleta de embalagens vazias de agrotóxicos; coleta de pilhas, baterias e eletroeletrônicos. A quantidade de resíduos sólidos coletados no município de Cachoeiras de Macacu é de cerca de 34,7 toneladas por dia. Há aumento no número de domicílios e demografia no município e de 2011 a 2013 mesmo com projetos que indicam planejamento para a contratação de serviços públicos de coleta domiciliar de resíduos sólidos urbanos estes se mostram não abrangentes e escassos a população. Este tipo de trabalho é necessário, pois somente com levantamentos dos problemas que envolvem a temática, é possível se estabelecer prioridades para o melhor bem estar da população.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-07-03
How to Cite
GARCIA, Lisia Cristina Vieira; PORTUGAL, Anderson dos Santos. PANORAMA HISTÓRICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM CACHOEIRAS DE MACACU: A FACE DOS ANOS 2011 A 2013. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 16, n. 2, 2020. DOI: 10.12957/tamoios.2020.46523. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/46523. Acesso em: 22 may. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.