A PRESENÇA (OU AUSÊNCIA) DO PENSAMENTO MARXISTA NA GEOGRAFIA MODERNA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2009.890Resumo
No cruzamento das Ciências Sociais com o marxismo, de maneira geral, a Geografia é identificada entre as últimas a estabelecer tal diálogo. Entre as várias hipóteses apresentadas para justificá-la está a de uma suposta negligência por parte de Marx para com os fenômenos espaciais. O objetivo deste trabalho é identificar, ao longo do final do século XIX e século XX, possíveis linhas de contato entre pensamento geográfico e pensamento marxista a fim de elucidar essa questão e, também, entender como a interação do materialismo histórico com a Geografia somente se inicia recentementeDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-31
Como Citar
FILHO, Astrogildo Luiz de França. A PRESENÇA (OU AUSÊNCIA) DO PENSAMENTO MARXISTA NA GEOGRAFIA MODERNA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 5, n. 1, p. 37–55, 2009. DOI: 10.12957/tamoios.2009.890. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/890. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.