A ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS E SEUS ENCONTROS: DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA AO “FALA PROFESSOR(A)” — FORMAÇÃO DA COMUNIDADE, AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE E DEFINIÇÃO DE PROJETO POLÍTICO

Autores

  • Charlles da França Antunes Universidade do Estado do Rio de Janeiro. https://orcid.org/0000-0002-7334-4360
  • Astrogildo Luiz de França Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Felipe Moura Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.77396

Resumo

Do ponto de vista do método, o objetivo deste ensaio é demonstrar como as “rupturas” e as “continuidades” ou “tempo curto” e o “tempo longo” auxiliam na compreensão do “tempo histórico” em sua dimensão “estrutural”. Nesses termos, vale ressaltar que não estamos comprometidos com a construção de narrativa que dê conta de uma história do “início” ao “fim”, mas pretendemos demonstrar como os diferentes encontros realizados no âmbito da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), ajudam a compreender a dinâmica da associação nos últimos 80 anos. Diante dessa premissa, também entendemos a possibilidade de contribuir para a compreensão do pensamento geográfico brasileiro desses mesmos períodos — décadas de 1940, 1950, 1970 e 1980 — e, por consequência, do tempo presente. O que pretendemos com o texto é apresentar, no conjunto da diversidade de eventos, os que foram inaugurais em cada modalidade e assim poder compreender, à luz das transformações, mediadas em seus processos históricos amplos, o surgimento, a realização e as características da primeira edição da Assembleia Geral Ordinária da AGB, em 1946; do primeiro Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG), em 1954; do primeiro Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), em 1972; do primeiro Encontro Nacional de Ensino de Geografia — “Fala Professor”, em 1987.

Biografia do Autor

Charlles da França Antunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Astrogildo Luiz de França Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Felipe Moura Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Antunes, C. da F., Filho, A. L. de F., & Fernandes, F. M. (2023). A ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS E SEUS ENCONTROS: DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA AO “FALA PROFESSOR(A)” — FORMAÇÃO DA COMUNIDADE, AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE E DEFINIÇÃO DE PROJETO POLÍTICO. Revista Tamoios, 19(2), 265–284. https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.77396

Edição

Seção

Artigos