Mapeamento e análise multitemporal da dinâmica de cobertura da terra na região do oeste metropolitano do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2026.87967Resumo
A Região do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro é abrangida pelos bairros da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, a Área de Planejamento 5 e por alguns municípios da Baixada Fluminense. Essa área de estudo é considerada como o principal eixo de expansão da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) e merece destaque por conta das alterações ocorridas na paisagem, especialmente em virtude de iniciativas implementadas ao longo de duas décadas (2000 – 2020), com a construção do Arco Metropolitano e a instalação de alguns empreendimentos. O mapeamento dessas áreas visa identificar as classes de cobertura da terra que existem nos limites da região, visando realizar uma análise multitemporal da dinâmica da paisagem dessa região e contribuir para a adoção de medidas públicas para auxílio de respostas em questões ambientais, como construção de modelos de susceptibilidade aos incêndios, educação ambiental, planejamentos ambientais e urbanos, além de estudos socioeconômicos. A elaboração do mapa de cobertura da terra se deu em quatro etapas. Aliado a isto foi utilizado o software de Sistema de Informações Geográficas (SIG) QGIS 3.18, o plugin Dzetsaka para realização da classificação supervisionada e utilizado o plugin AcATaMa para realizar a avaliação do mapeamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Camila Gonçalves dos Santos, Gustavo Mota de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.

A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.





