SEGURO-DEFESO E CHAPÉU DE PALHA
ANÁLISE ESPACIAL EXPLORATÓRIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PESCA ARTESANAL EM PERNAMBUCO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.87603Resumo
Esta pesquisa visa caracterizar a distribuição espacial do Seguro-Defeso (SD) e do Chapéu de Palha (CP) nos municípios de Pernambuco, Brasil, analisando sua configuração e correlação para identificar padrões geográficos e lacunas de cobertura. O estudo, exploratório e descritivo, baseou-se em pesquisa documental, com uso de estatísticas descritivas e Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), utilizando os índices I de Moran Global e Local Univariado e Bivariado. Os resultados, considerando os dados dos Programas em relação ao Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), revelaram distintos padrões de autocorrelação espacial entre SD e CP. O I de Moran Global Univariado indicou autocorrelação espacial positiva para SD/RGP e CP/RGP, enquanto o bivariado revelou associação espacial negativa entre os dois. As análises locais univariadas mostraram aglomerados significativos de tipo Alto-Alto e Baixo-Baixo em diferentes regiões: o SD é mais forte no Sertão, enquanto o CP predomina no litoral. As análises bivariadas destacaram áreas de sobreposição, mas também de disparidade na cobertura dos Programas. Concluiu-se que existem diferenças na operacionalização de ambos, destacando-se a necessidade de uma abordagem integrada e complementar entre eles, bem como de adoção de estratégias que promovam o acesso equitativo dos pescadores aos Programas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Micheli Fontes Fialho, José Ambrósio Ferreira Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.

A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.





