A AMAZÔNIA NO MAPA: DESAFIO OLÍMPICO NO CONTEXTO DA V OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.84851Resumo
A V edição da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC 2023), com o tema "A Amazônia no Mapa", focou no mapeamento de recursos naturais e povos indígenas da Amazônia utilizando geotecnologias. O evento destacou a importância da Amazônia através de mapas que exploraram biodiversidade, desmatamento, bacias hidrográficas e questões sociais. A metodologia envolveu provas teóricas e práticas, com atividades de mapeamento participativo e colaborativo, utilizando plataformas como OpenStreetMap (OSM) e ferramentas como uMap, QGIS e Jamboard. O mapeamento participativo engajou estudantes e comunidades na criação de mapas que representassem a cultura e as potencialidades da Amazônia, enquanto o mapeamento colaborativo permitiu a participação remota via internet, utilizando bases cartográficas digitais. Esses métodos visaram empoderar comunidades e tornar visíveis suas questões locais, além de preencher lacunas cartográficas, especialmente em áreas rurais e subnormais. As equipes produziram mapas que refletiram as dinâmicas regionais, destacando aspectos positivos e desafios da região amazônica. Durante a etapa final presencial, as equipes visitaram instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o CEMADEN. A equipe vencedora do Instituto Federal do Pará desenvolverá um projeto de iniciação científica júnior sobre a Floresta de Carajás em 2024.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Angelica Carvalho Di Maio, Marcus Vinícius Alves de Carvalho, Kellen Milene Gomes e Santos, Raquel Dezidério Souto, Kauê de Moraes Vestena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.