ORIENTANDO-SE AOS PRIVILÉGIOS
UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A ATRAÇÃO DE RECURSOS E AMENIDADES AMBIENTAIS PELAS CLASSES MÉDIA E ALTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.84011Resumo
Pesquisas no âmbito da justiça ambiental tendem a focar predominantemente em grupos vulnerabilizados. Embora de relevância inquestionável, esta abordagem é limitada. Tendo em vista que o direcionamento do olhar aos privilégios é importante para a compreensão da totalidade dos mecanismos que produzem e reproduzem cenários de injustiça ambiental, esta revisão de literatura foi realizada com o objetivo de compreender o estágio atual de conhecimento sobre como as classes média e alta acessam e/ou atraem, de forma privilegiada, proteção, recursos e amenidades ambientais para seus locais de moradia. Foram revisados 27 artigos publicados, em língua inglesa, de 2000 a 2023. As buscas foram realizadas no Portal de Periódicos da CAPES e retornaram, sobretudo, artigos que se aproximam da literatura da justiça ambiental, ecologia política e/ou desigualdade ambiental. Acessos privilegiados a vantagens ambientais variadas foram identificados em diferentes países, além de referências aos privilegiados com base em raça e classe. As evidências demonstram mecanismos variados de viabilização de vantagens ambientais atuando em diferentes escalas, tempos históricos e intensidades, e reforçam a necessidade, para além da promoção de amenidades ambientais em locais desfavorecidos, de combate a mecanismos de acesso privilegiado ao meio ambiente que resultem em impactos negativos a outros grupos de pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ingrid Lessa Weber

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.