Pagamento por serviços ambientais como ferramenta para otimização da produção hidrelétrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2026.83964

Resumo

Os níveis crescentes de degradação ambiental, ainda que com o avanço de tecnologias para o desenvolvimento sustentável, demanda o desenvolvimento de instrumentos para auxiliar na gestão ambiental, como o instrumento econômico de Pagamento por Serviços Ambientais (PSAs). Observando o setor elétrico brasileiro, que se destaca pela matriz majoritariamente renovável, tem-se, por outro lado, grande dependência dos bens e serviços ecossistêmicos. Com o objetivo de discutir como a adoção de sistemas de PSAs podem contribuir para melhorar a capacidade de geração hidrelétrica, este trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre os aspectos teóricos do PSAs e da relação entre os aproveitamentos hidrelétricos (AHE) e Serviços Ecossistêmicos, para discutir a relevância de PSAs hídricos sob a perspectiva da eficiência energética. O levantamento das condições prévias, assim como o monitoramento pós-implantação de aproveitamentos hidrelétricos e uma metodologia aplicada à avaliação dos impactos dos PSAs, bem como a divulgação dos dados, potencialmente trariam segurança e fundamentação para novos projetos, uma vez que estes aspectos ainda são gargalos para a implantação de PSAs. Estudos de levantamento dos PSAs existentes correlacionados com AHE que existam na bacia, também podem trazer resultados importantes para alavancarem esses sistemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Ferrazza, Universidade Federal do Paraná

Engenheira Civil formada pela Universidade Federal de Rio Grande e Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná.

Camila Angélica Baum, Instituto Federal de Educação

Professora no  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Engenheira Ambiental e Sanitarista pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Júnior Ruiz Garcia , Universidade Federal do Paraná

Professor do Curso de Graduação em Ciências Econômicas e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Ciências Econômicas, mestrado em Desenvolvimento Econômico Agrícola e Agrário (IE/Unicamp, 2007) e doutorado em Desenvolvimento Econômico Espaço e Meio Ambiente (IE/Unicamp, 2012).

Downloads

Publicado

2026-01-26

Como Citar

FERRAZZA, Natália; BAUM, Camila Angélica; GARCIA , Júnior Ruiz. Pagamento por serviços ambientais como ferramenta para otimização da produção hidrelétrica. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 22, n. 1, 2026. DOI: 10.12957/tamoios.2026.83964. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/83964. Acesso em: 14 mar. 2026.

Edição

Seção

Artigos