Mapeamento da Fragilidade Ambiental da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2026.82503Resumo
A bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró tem uma importante influência no desenvolvimento econômico da região. A falta de análise do espaço físico e o manejo inadequado do uso do solo promovem impactos no sistema ambiental, como erosão e assoreamento do sistema de drenagem, dentre outros fatores. O presente trabalho tem como objetivo apresentar, por meio do mapeamento, de que forma os diferentes tipos de uso da terra influenciam nos níveis de fragilidade ambiental para o entendimento dos processos de degradação da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró – RN. Assim, o mapeamento da fragilidade potencial e emergente se torna importante ferramenta na identificação de áreas com níveis de fragilidade, fornecendo subsídios para o desenvolvimento sustentável dessas áreas. Nos trabalhos de laboratório, foram utilizados arquivo, em formato de shapefile, para os tipos de solos da bacia, Modelo Digital de Elevação e Imagens de Satélite. Por meio do mapeamento, foi possível avaliar e quantificar os níveis de fragilidade da bacia hidrográfica, de modo que o nível predominante na bacia é o de fragilidade média, sendo superior a 50%, seguido de fragilidade alta com 38,4%. A cobertura vegetal nas áreas de maiores declividades foi importante na mitigação de áreas com fragilidade potencial muito alta e alta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Albergma Estevão de Queiroz Magalhães Cavalcante, Alfredo Marcelo Grigio, Marco Antônio Diodato, Weslley Misael Bezerra Damasio, Lara Beatriz de Araujo Dantas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.

A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.





