PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.77653

Resumen

O objetivo do texto é debater os critérios de montagem de programas e currículos da Geografia na Educação Básica, com foco no currículo do primeiro seguimento, 1º ao 5º anos, do Ensino Fundamental. A metodologia parte da crítica da Base Nacional Comum Curricular que, em seguida, é confrontada por propostas alternativas. No final, são retomadas as teses teóricas gerais da concepção histórico-crítica do ensino de geografia, que fundamentam os princípios de organização curricular propostos.

 

Palavras-chave: ensino de geografia; pedagogia histórico-crítica; materialismo histórico-dialético.

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Biografía del autor/a

Marcos Antonio Campos Couto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Diretor da AGB-Niterói.

Publicado

2023-07-26

Cómo citar

COUTO, Marcos Antonio Campos. PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 19, n. 2, p. 285–298, 2023. DOI: 10.12957/tamoios.2023.77653. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/77653. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

O Sentido das Coisas