PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.77653Resumo
O objetivo do texto é debater os critérios de montagem de programas e currículos da Geografia na Educação Básica, com foco no currículo do primeiro seguimento, 1º ao 5º anos, do Ensino Fundamental. A metodologia parte da crítica da Base Nacional Comum Curricular que, em seguida, é confrontada por propostas alternativas. No final, são retomadas as teses teóricas gerais da concepção histórico-crítica do ensino de geografia, que fundamentam os princípios de organização curricular propostos.
Palavras-chave: ensino de geografia; pedagogia histórico-crítica; materialismo histórico-dialético.
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Publicado
2023-07-26
Como Citar
COUTO, Marcos Antonio Campos. PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 19, n. 2, p. 285–298, 2023. DOI: 10.12957/tamoios.2023.77653. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/77653. Acesso em: 22 set. 2025.
Edição
Seção
O Sentido das Coisas
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