PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.77653

Resumo

O objetivo do texto é debater os critérios de montagem de programas e currículos da Geografia na Educação Básica, com foco no currículo do primeiro seguimento, 1º ao 5º anos, do Ensino Fundamental. A metodologia parte da crítica da Base Nacional Comum Curricular que, em seguida, é confrontada por propostas alternativas. No final, são retomadas as teses teóricas gerais da concepção histórico-crítica do ensino de geografia, que fundamentam os princípios de organização curricular propostos.

 

Palavras-chave: ensino de geografia; pedagogia histórico-crítica; materialismo histórico-dialético.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Campos Couto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Diretor da AGB-Niterói.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

COUTO, Marcos Antonio Campos. PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 19, n. 2, p. 285–298, 2023. DOI: 10.12957/tamoios.2023.77653. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/77653. Acesso em: 22 set. 2025.

Edição

Seção

O Sentido das Coisas