APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADO NO MAPEAMENTO DO USO E COBERTURA DO SOLO DE ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO ACRE.
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2024.77078Resumo
O conhecimento do uso e cobertura do solo auxilia na tomada de decisões no processo de regularização fundiária e no desenvolvimento do Plano Nacional de Reforma Agrária executado pelo INCRA, por meio das Superintendências Regionais em cada estado brasileiro. Neste estudo, investigamos a aplicação da técnica de aprendizado de máquina com o uso do algoritmo Suporte de Vetor de Máquina, combinado com imagens de satélite PlanetScope referente ao mês de outubro de 2022, para a classificação supervisionada do uso e cobertura do solo em 15 projetos de assentamentos no estado do Acre. Para o treinamento das amostras, definimos cinco classes: Vegetação, Infraestrutura, Pastagem degradada, Pastagem e Corpos d’água. Os resultados obtidos revelaram uma excelente concordância com índice kappa entre 0,861 e 0,983, e porcentagens mínimas para erros de omissão e inclusão nas classificações da cobertura terrestre nos projetos de assentamentos analisados. Esses resultados demostram que a combinação de técnicas de aprendizado de máquina com imagens de satélite resulta em classificações satisfatórias do uso e cobertura do solo. Desse modo, essa abordagem configura-se como uma ferramenta eficaz e de custo-benefício para o poder público, tanto no ordenamento fundiário quanto na execução da reforma agrária nos projetos de assentamentos no território brasileiro.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isabella Favero, José Marcato Júnior, Márcio Santos Araújo, Mauricio de Souza, João Batista Sarmento dos Santos Neto, Wesley Nunes Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.